A maneira mais eficaz para se fazer um planejamento patrimonial da família é através da constituição de uma HOLDING FAMILIAR, que é um importante instrumento de organização, administração, gestão e eventual divisão do patrimônio familiar.
Para tanto, é preciso analisar o perfil da família, elencar todos os bens do patrimônio, checar a situação destes bens, assim como todas as questões tributárias, contábeis, jurídicas e empresariais.
Dessa forma, ao realizar a análise minuciosa do patrimônio, será possível instituir cláusulas para evitar a dilapidação do patrimônio, como as de incomunicabilidade, impenhorabilidade e inalienabilidade e definir quais bens pertencerão a cada herdeiro.
Tais medidas evitam conflitos entre os entes e futuros sucessores, a desestruturação das famílias, além de possibilitar proteção patrimonial e um planejamento tributário para coibir surpresas desagradáveis na hora de pagar os impostos devidos.
Vale lembrar que cada caso tem suas peculiaridades e nem sempre a instituição da HOLDING será a melhor opção para todas as famílias!